terça-feira, dezembro 21, 2004

Por um punhado de dólares

Tenho acompanhado os jornais e percebido a preocupação geral em relação ao valor da moeda norte americana, que estaria baixo demais. Alguém se lembra qual era o grande problema do Brasil há 2 ou 3 anos? Era que o dólar estava muito caro!
Alguém sempre vai chiar por causa do valor do dólar. Quem é importador líquido, quer que fique bem baratinho (eu por exemplo: quero uma guitarra nova, viajar para o exterior, discos, gasolina). Quem é exportador líquido quer o dólar bem caro, para poder trocar os que receber por reais e fazer a festa.
Esta é a oportunidade para o governo diminuir o seu endividamento em moeda estrangeira. Mas, por que o governo se esforça tanto (não abertamente, mas que faz, faz) para que o preço do dólar não caia mais? Porque existe uma coisa chamada "lobby". Setores exportadores (que já contribuiram prá campanha, aquela coisa...) vão lá em Brasília chorar as pitangas e acabam ganhando a atenção da mãe governo.
O que que eu acho? O preço do dólar só vai estar baixo o suficiente quando as pessoas pararem de vender. Vai chegar um ponto em que as coisas de fora vão estar baratas, a gente vai tomar vinho do Chile, leite do Uruguai, computador chinês, e os dólares vão sair, e a taxa de câmbio vai subir de novo.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

a economia não é estática, mas não passa de uma balança, não é verdade? Não que seja estável, mas estando ou não em equilíbrio o que quero dizer é que ela não foge muito do perde/ganha. Se eu estiver errado gostaria de saber!

2:38 PM  

Postar um comentário

<< Home